Identidade Visual Conheça um pouco mais de nossos trabalhos na íntegra.

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Metodologia e processo de criação

Criar um logotipo não é somente questão de “criatividade”, também requer conhecimento, disciplina e organização. Mas, para tornar mais fácil este processo, nós temos que seguir alguns passos. Claro que eles não devem ser uma regra, mas são uma boa maneira de entender melhor as necessidades de seu cliente e oferecer uma solução efetiva para seu problema. Nós vamos falar sobre o processo criativo para ajudar o fluxo de idéias. O processo de criar um logotipo (ou qualquer projeto de design) é baseado em alguns passos principais: Problema > Briefing > Pesquisa > Conceito > Desenvolvimento > Apresentação > Análise Final.

Primeiramente, o cliente tem um problema. Estamos falando de um problema de comunicação. O cliente pode não ter uma identidade visual, ou até ter uma que não seja eficiente. De qualquer maneira, sua empresa, produto ou serviço precisa comunicar visualmente suas idéias e tornar a marca conhecida..

Para entender as necessidades do cliente, você precisa fazer um briefing, que é a documentação com todas as informações relevantes sobre o projeto. Ele deve ter um pequeno histórico sobre a empresa/produto/serviço, o que especificamente eles querem mostrar ao cliente deles (tradição, modernidade, qualidade, preços baixos etc.), quem é seu público/cliente, suas preferências de cores e formas e quaisquer outras especificações que possam ajudar na construção do conceito.

Agora nós começamos o trabalho pesado, fazendo pesquisas sobre outras empresas do mesmo segmento comercial, buscando referências, aprendendo sobre o mundo do cliente e coletando o máximo de informação que pudermos. Você pode precisar fazer uma visita ao seu cliente ou ao concorrente dele. Se o seu cliente já é conhecido, você pode conversar com outras pessoas e perguntar o que elas pensam sobre seu cliente e os concorrentes. Esta é uma boa maneira de verificar se as pessoas têm a imagem desejada pela empresa, e o ajuda saber o que você pode fazer.

Com todas estas informações, você pode começar a ter idéias e definir o conceito do logotipo. O conceito é basicamente a idéia que sintetiza o que a empresa quer expressar, é a linguagem que você vai usar para fazer o logotipo. Talvez esta parte seja a mais importante, porque este ponto deixa tudo mais claro. Um conceito sólido pode traduzir as necessidades do cliente. A propósito, a palavra logotipo significa “idéia, pensamento ou palavra”.

É então o momento de pegar um lápis e um pedaço de papel para começar a rascunhar e desenvolver o sinal gráfico que irá traduzir o conceito. Como sabemos, as idéias fluem muito melhor quando você tem à frente um papel em branco e não em frente a um computador. Este deve ser uma ferramenta para o trabalho final. Tente descobrir a melhor hora do dia para seu trabalho de criação – algumas pessoas ficam mais inspiradas em um determinado período (eu, normalmente, tenho as melhores idéias de manhã, ao acordar). Quando você está cansado e não consegue ter uma boa idéia, tente sair, descansar um pouco ou conversar com alguém. Estas ações podem fazer as idéias voltarem a fluir quando você voltar, ou até trazer alguma idéia quando você nem estava pensando no trabalho. Por isso que é uma boa idéia ter um bloco de anotações e levá-lo para onde você for, assim você não perde uma ótima idéia que surgiu enquanto você andava na rua. Mais uma coisa que pode ajudá-lo no desenvolvimento do logotipo são as fontes de inspiração. Você deve ter boas fontes de inspiração, como os sites abaixo, para ver interpretações e designs de outras pessoas:

• Profissionais da Moda

• Agência de Modelos

• Lojas & Grifes

• Comércios

Com o logotipo finalizado, ilustrado, vetorizado e colorido, é hora de apresentá-lo ao cliente. Seja cuidadoso com o que você vai dizer, explique o conceito, os símbolos, a tipografia, as cores e mostre que você sabe o que e porque você usou os elementos apresentados. Se você teve uma boa idéia (eficiente, funcional e bonita) e fez uma boa apresentação, você está no caminho certo para ter a aprovação. Ouça cuidadosamente o que seu cliente comentar sobre o logotipo, porque você pode precisar fazer algumas alterações.

Agora que você viu a metodologia para criar um logotipo (o processo de criação de um logotipo), veja ao fundo alguns exemplos.

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Logotipo teka imóveis

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Atelier Agda Oliveira

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Clean Limpeza

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Buffet e Eventos

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Profissionais da Moda

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Marcenaria Querubim

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Ótica Especialização em Óptica

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Vidraçaria BBf

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Agência de Modelos

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Desenvolvedora de Sites

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Desenvolvedora de Sites

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Empresa de Sorvetes AFJ

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Grife - Xplosion Fitnes -Roupas Esportivas

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Empresa Baruk

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Quintela Almeida Contabilidade

Cartão Visita

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Espetos Esquinão

Cartão Visita

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VM Car Oficina Mecânica

Flyer e Adesivos

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Blogueira Flavia Souza

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